Impressões Pessoais #2: Trânsito

31 de agosto de 2010

A facilidade em adquirir um automóvel ajudou bastante a situação que nos encontramos hoje, mas evidentemente não é a principal causa e nem deve ser alterada. A meu ver possibilita uma ascensão economica de pessoas que não tem uma formação ou qualificação (já percebemos a bola de neve) para adentrar ao mercado de trabalho, então o carro se transforma num instrumento de trabalho. Obviamente a classe media e media/alta aproveita a situação e como esperado cada ente da família passa a ter seu próprio carro. O fluxo aumenta, não há suporte para tanto (percebe-se a falta de planejamento dos nossos governantes e órgãos ligados ao assunto), então engarrafamentos se tornam uma rotina na nossa cidade.
Outro problema é a falta de educação no trânsito. Para não ser hipócrita, me incluo no grupo de pessoas que não tem educação e desafio alguém que nunca tenha infringido o Código de Trânsito Brasileiro na cidade do Salvador. Solução para isso? Quem sabe começar por uma reforma moral. Depois partir para um melhor exame de habilitação (não “isso” que fazem hoje), inclusive renovação. A falta de educação de alguns contaminam os que ainda tentam ser educados.
Enquanto não tivermos um transporte de massa de qualidade, continuaremos a passar horas, a longo prazo, meses no trânsito.
O tempo que perdemos hoje, fará falta amanhã. Pensem nisso.

O Lapso

0 Reações: